segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Reciclando com Arte

Texto por Priscila Vieira
Fotos cedidas por Juliana Rosenthal

Juliana Rosenthal, nossa convidada de hoje, é arte-educadora formada em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Minas Gerais. Ela nos conta que desde de criança sempre se interessou por trabalhos manuais.
"Como eu era muito pequena, eu sempre dava meu jeitinho com o material que eu tinha em casa: revista velha virava origami, caixa de fósforo virava cômoda de Barbie, caixa de maizena transformava em guarda-roupa, retalho de tecido virava roupinha de boneca."
Segundo Juliana, foi no colégio, quando já estava no ensino médio, que começou a perceber a importância de reaproveitar materiais. Participando do grupo GERESOL, Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Juliana e seus amigos desenvolveram vários trabalhos utilizando coisas que seriam jogadas no lixo.
Seguindo pelo caminho das artes plásticas, Juliana se viu apaixonada pela área de Fibras [cestaria, tecelagem e produção artesanal de papel] e, hoje, já muito interada com a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente, trabalha com esculturas feitas a partir dos papéis artesanais que ela mesma produz usando como matéria-prima sacos de cimento e fibras naturais como a da bananeira e a do sisal.
Formada há dois anos, ela desenvolve atividades no ramo da arte-educação. Já trabalhou em escolas, museus e em oficinas e cursos livres. Hoje, leciona sobre desenho, papel artesanal, tecelagem e, ainda, arte e tecnologia.

"Em todas as temáticas sempre procuro abordar questões como reaproveitamento e sustentabilidade, pois acho que como artista e, pricipalmente como professora, tenho um papel importante na educação política, social e cultural."
Juliana garante que arte e artesanato são coisas muito diferentes e afirma que utiliza o artesanato como um passatempo e até uma forma de aprimorar suas habilidades em seu trabalho como artista.

Um desses trabalhos artesanais é o Estojo de Lápis de cor que Juliana desenvolveu a partir de potes de shampoo e condicionador.

Vamos aprender com ela!

Material:
- 1 pote de shampoo;
- 1 pote de condicionador;
- Par de olhos movéis para bonecas;
- Retalho de feltro nas cores pele, preto e outra cor para o fundo;
- Fitas, botões, sianinhas, apliques nas cores que desejar;
- Cola de contato para EVA (encontrada em papelarias)

Como fazer:
1º - Cortar os potes. Observe o seguinte: o condicionador será a tampa, então deve-se cortar exatamente na parte mais larga do pote. Já o pote de shampoo deve-se cortar uns dois
ou três centímetros abaixo da área mais larga para que um encaixe no outro.

2º - Na tampa, pote de condicionador, marque um ponto três ou dois centímetros a partir da boca cortada, risque um V arredondando as pontas para formar a gola da boneca (observe
a foto).

3º - Recorte em feltro uma elipse para o rostinho, a forma do cabelo e um fundo um pouco maior que a elipse do rosto. Desenhe o rostinho com lápis de cor aquarelável ou tinta ou
até maquiagem de verdade mesmo! Cole os olhinhos, o cabelo e o rostinho no fundo. Aguarde a secagem.

4º - Cole o rostinho, já seco, diretamente no pote e decore todo o pote da forma que desejar, utilizando fitas, galões, botôes, linhas... e o que mais a imaginação permitir!
Está Pronto!!!

Dica: pode inventar outras formas de decorar seu estojo utilizando apenas canetas para retroprojetor coloridas.



*O cupcake de cereja é um alfineteiro, feito com feltro para aproveitar a tampa do pote de shampoo.*
*E até a florzinha é um trabalho de Juliana, feita com as sobras da embalagem.*

Para ver os trabalhos artísticos de Juliana, as esculturas feitas com papel artesanal, acesse a galeria Papel Artesanal no Flickr: http://www.flickr.com/photos/papelartesanal
Já os trabalhos artesanais, estão nesta galeria: http://www.flickr.com/photos/ju_rosenthal

Um comentário:

  1. Muito bom!

    Precisam colocar o gadget de seguidores no blog para que possamos segui-los.

    Um abraço.

    ResponderExcluir