domingo, 22 de novembro de 2009

Jogo Eco-Educativo lançado pela Bico de Lacre

Texto por Priscila Vieira
Imagens: [1] reprodução da capa do jogo
[2] reprodução do site do Projeto SISGA

Recicle é um jogo de tabuleiro cujo tema gira em torno de materiais orgânicos e recicláveis (papel, vidro, longa-vida, plástico e metal) e a dinâmica envolve coletá-los e levá-los para a Cooperativa, onde são reciclados em troca de pontos e retorno financeiro.Foi desenvolvido pela Bico de Lacre, uma editora de jogos com tiragens limitadas, de produção artesanal, com exemplares numerados e assinados pelo autor, o designer Luish Moraes Coelho. O jogo é feito com peças de resina de PET reciclado e pedaços de Tetrapak reciclado.
Pode ter de 2 a 4 participantes, onde cada um movimenta uma equipe de catadores que disputam a coleta de materiais e administram uma Cooperativa, com área de reciclagem e aterro sanitário. Ao longo do jogo, os jogadores passam pelas fases de abastecimento, compra de equipamentos para reciclagem, movimentação de Catadores, compra de materiais no Armazém de excedentes, negociação livre entre Cooperativas e, por fim, a Reciclagem. O jogo termina quando esgota a capacidade de algum aterro sanitário ou quando todos os Catadores tiverem iniciado um turno.

Para você que prefere jogar online, uma boa opção para divertir e educar as crianças é o Jogo da Reciclagem, desenvolvido pelo Projeto SISGA - Sistema de Informação para o Sistema de Gestão Ambiental. Composto por 12 fases, o jogador precisa descartar o material que aparece na lixeira de cor certa para a reciclagem. Para acessar, clique na imagem ao lado. Além dele, há outros jogos disponíveis no site do Projeto. Basta acessar a guia 'jogos'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário