segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Feira Cultural mostra como fábricas destroem nosso planeta

Texto e fotos por Priscila Vieira

O colégio Educandário Inhoaíba está inserindo seus alunos nos cuidados com o meio ambiente. E para despertar esse interesse, esse ano realizou a Feira Cultural, com o tema “A preservação do meio ambiente”. No projeto, os alunos fizeram trabalhos com maquetes que ilustraram atitudes negativas e positivas, para a conservação do nosso planeta. Esses trabalhos foram feitos através da reutilização de materiais recicláveis.No dia da exposição, a aluna Mariane de Almeida, participou apresentando sua maquete que simulava uma cidade sendo poluída pelos gases emitidos por uma fábrica.
As fábricas poluem o ar com produtos químicos. Os nomes dos gases lançados pelas chaminés das indústrias é de arrepiar: óxido de enxofre (SO), óxido de nitrogênio (NO) e hidrocarbonetos (HC).

Olhe só o estrago: respirar óxido de enxofre provoca tosse e pode causar asma e bronquite nas crianças. Nas pessoas mais velhas ele dá falta de ar e enfisema pulmonar, uma doença grave. O óxido de nitrogênio e os hidrocarbonetos fazem os olhos arder e deixam as pessoas com menos resistência. Isso pode desenvolver problemas respiratórios e provocar doenças como a sinusite, além de constituir o smog, névoa de poluição que dificulta a visibilidade, e contribuir para o efeito estufa.

Falando em meio ambiente, esses gases ajudam a formar oxidantes como o ozônio (O3) e contribuem para o aquecimento global.


Vale lembrar que Mariane usou materiais recicláveis como caixas de leite e de mingau para desenvolver seu trabalho. Parabéns à aluna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário